segunda-feira, setembro 25, 2006

Mais sobre as eleições

Quero agradecer a todos que deixaram seus valiosos comentários no meu post sobre as eleições. Eu ainda acredito que um dia o Brasil possa ser tão bom quanto o voto dos conscientes e é bom saber que não estou sozinha. Com base nesses comentários é que hoje, 6 dias antes das eleições, cá estou eu de novo falando mais sobre o assunto.

A minha intenção não incentivar o voto nulo, mas sim desmistificá-lo. Não acredito nele atualmente como solução, nem como forma de protesto. Só acredito nele como uma escolha tão legítima quanto qualquer outra escolha. Se o eleitor não se interessa pelo assunto ou não está satisfeito com nenhum dos candidatos, é direito dele (na ausência do direito de não votar) anular. Mas com certeza, a melhor atitude de um eleitor é e sempre será, informada e conscientemente, votar ao invés de deixar que outros votem por ele. Mas não vou me estender muito mais no assunto "voto nulo". Apenas deixo o link para uma excelente matéria da Super Interessante deste mês, esclarecedora e imparcial - http://super.abril.com.br/super/conteudo_164951.shtml

No post anterior, para exemplificar a desqualificação do eleitorado brasileiro, eu citei a vergonhosa porcentagem da população brasileira possuidora ou em vias de possuir um diploma universitário. Imagino que para alguns meu exemplo possa ter soado preconceituoso. É óbvio que diploma universitário não está estritamente ligado a voto consciente. Apenas para não alongar demais o assunto é que utilizei um exemplo entre inúmeros outros que eu poderia ter utilizado para demonstrar como a nossa população pode estar politicamente alienada. O que não significa necessariamente que eu acredite que entre os possuidores de um diploma universitário não hajam alienados, assim como também não acredito que, no grupo de pessoas com grau de instrução inferior ao nível superior, não existam pessoas politicamente conscientes. Se eu acreditasse nisso, nunca teria votado em candidatos sem nível superior, certo?

E finalmente, após alguma pesquisa, consegui decidir meu voto para a maioria dos cargos. Até domingo ainda preciso pesquisar um pouco mais para deputado federal e governador (que estão quase decididos) mas já me decidi quanto aos outros cargos. Anularei apenas um deles. Como foi brilhantemente comentado por um dos meus "blogfriends" Marcelo Barros do Quando Isso Virar um Blog, o voto nulo não é falta de consciência, mas sim a mais dolorosa consciência. E no próximo domingo eu me valerei dela - infelizmente.

Um comentário:

Marcelo disse...

Pois é, amiga, estou achando que eu também -- especificamente o de deputado estadual. Mas com uma tristeza... Enfim, obrigado por nos ajudar a refletir melhor!

Bj,

PS: E obrigado pela menção ;-)